Aberto oficialmente o 2º SAS

Notícia atualizada no dia 18/04/2013 às 10:01

Solenidade de abertura do 2º SAS

Por Gabriela Morél e Joana Paloschi

Cerca de 700 servidores do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) participaram, na noite desta quarta-feira (17/04), da abertura do 2º Seminário Anual do Servidores (SAS), que tem como tema "Viver IFRS". O evento, que acontece no Pavilhão da Fundaparque, em Bento Gonçalves, até a sexta-feira (19/04), é uma ação de capacitação onde serão debatidos temas importantes para o desenvolvimento profissional dos servidores e do instituto.

A mesa de abertura do evento foi composta pela reitora do IFRS, Cláudia Schiedeck Soares de Souza, pró-reitor de Administração, Giovani Silveira Petiz, pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Osvaldo Casares Pinto, pró-reitor de Ensino, Amilton de Moura Figueiredo, pró-reitora de Extensão, Viviane Silva Ramos, pró-reitora de Pesquisa e Inovação, Júlio Xandro Heck, e a diretora-geral do Câmpus Caxias dos Sul.

Representando todos os diretores dos câmpus, Tatiana Weber, destacou em sua fala que o evento é uma oportunidade de integração que permite partilhar experências e discutir assuntos de interesse do IFRS e, por consequência, de todos os servidores.

Viviane Ramos, em nome da Comissão Organizadora do evento, ressaltou o trabalho da equipe no planejamento, organização e execução do SAS, que começou a ser articulado em setembro de 2012 e envolveu diversos setores da Reitoria e contou com a colaboração de voluntários dos câmpus.

No seu discurso, a reitora do Instituto contou seu sonho de adolescente em ser importante e o conflito que viveu ao perceber que toda a sua bagagem de vida a conduziu para sala de aula como professora. "Na minha mente, isso se chocava frontalmente com o que eu tinha como objetivo na adolescência. Ser professor e ser importante não combinavam." Entretanto, descobriu que estava no caminho certo porque amava o que fazia e, na sua profissão, era importante na vida dos seus alunos.

Cláudia desejou a todos que participem efetivamente nas discussões proporcionadas pelo SAS, visto que é um espaço democrático para a construção da identidade institucional, transformação de práticas em exemplos e de fortalecimento através dos erros e acertos. Ao final, declarou seu maior sonho atualmente, que é de "ajudar a construir uma instituição sólida, responsável, dinâmica, democrática e comprometida com o desenvolvimento de nosso estado e nosso país".

Ao final da noite, os servidores confraternizaram em um jantar de integração, que contou com apresentações musicais de servidores.

Mais imagens da abertura do evento na galeria de fotos.

Fim do conteúdo