Servidores debatem as possibilidades e desafios de uma instituição multicâmpus

Notícia publicada no dia 19/04/2013 às 13:27

Notícia atualizada no dia 21/04/2013 às 21:42

Mesa: Possibilidades e Desafios de uma Instituição Multicâmpus

Por Andréia Pruinelli

A mesa-redonda intitulada "Possibilidades e Desafios de uma Instituição Multicâmpus: como construir a unidade?", coordenada pelo pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Osvaldo Casares Pinto, teve como participantes a reitora da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Ulrika Arms; o reitor do Instituto Federal Sudeste de Minas, Paulo Rogério Araújo Guimarães; o professor do Câmpus Rio Grande, José Eli Santos dos Santos; e o diretor-geral do Câmpus Canoas, Mariano Nicolao.
Os trabalhos iniciaram com o coordenador Osvaldo falando da dificuldade, visualizada no dia a dia, de lidar com a estrutura multicâmpus dos Institutos Federais. "O IF Sudeste de Minas tem a estrutura muito parecida com a do IFRS e passa por dificuldades semelhantes, que se refletem nas visões individualizadas, impedindo o processo de unificação como um todo", relatou.
O professor do Câmpus Rio Grande apresentou, dentro dos desafios encontrados no processo de unificação, a insegurança jurídica e as faltas de padronização de procedimentos administrativos e de autonomia. Dentro do rol das oportunidades, vislumbrou-se a construção coletiva e democrática e a diversidade cultural. Motivar alunos e servidores e respeitar as diferenças configuraram-se em metas, segundo José Eli.
Mariano Nicolao avaliou como positivos os seguintes aspectos da estrutura multicâmpus: economicidade e a interiorização da educação com qualidade. Dentre as dificuldades elencadas, destaca-se a estreita relação estabelecida entre os três eixos norteadores do IF: Ensino, Pesquisa e Extensão.
O diretor do Câmpus Canoas destacou, ainda, alguns exemplos de como as informações poderiam estar organizadas no portal do Instituto Federal, de forma que a unificação possa ser vista mais claramente. No âmbito do Ensino, por exemplo, comentou que as Organizações Didáticas dos câmpus deveriam ter uma redação única, o que contribuiria, sobremaneira, para a unificação.
O reitor do IF Sudeste de Minas e a reitora da Unipampa apresentaram um breve histórico de suas instituições. Os reitores ressaltaram os pontos que os diferenciam, estruturalmente, dos IFs e, também, contribuíram com ideias que podem auxiliar na busca da unificação tão almejada pelos Institutos Federais, levando sempre em consideração as peculiaridades de cada órgão.

Mais imagens da abertura do evento na galeria de fotos.

Fim do conteúdo