Mesa-redonda discute pesquisa, pós-graduação e internacionalização do IFRS

Notícia publicada no dia 19/04/2013 às 15:56

Notícia atualizada no dia 19/04/2013 às 15:57

Mesa abordou pesquisa, pós-graduação e internacionalização do IFRS

Por Alessandra Nevado e Cristine Thomas

Uma das mesas-redondas realizadas no 2º SAS, na tarde de quinta-feira, 18 de abril, discutiu o tema “Pesquisa, Pós-graduação e Internacionalização do IFRS: Experiências, Possibilidades e Desafios”.

Sob coordenação do Pró-reitor de Pesquisa e Inovação Julio Xandro Heck, a mesa contou com a participação dos professores Maria Cristina França (Câmpus Porto Alegre), Evandro Miletto (Câmpus Porto Alegre) e Flávia Twardowski Pinto (Câmpus Osório).

O aluno Giovani Giotto, do curso Superior de Tecnologia em Viticultura e Enologia do Câmpus Bento Gonçalves, também participou da mesa por meio de um depoimento em vídeo. O estudante realizou um intercâmbio de um ano no Chile pelo programa Ciência Sem Fronteiras.

No primeiro momento, cada debatedor teve o tempo de vinte minutos para realizar sua apresentação, e no segundo momento, após o intervalo, o espaço foi aberto para participação do público, com perguntas e considerações.

A primeira exposição foi da professora Flávia, que falou sobre as orientações e obstáculos da Pesquisa no âmbito do IFRS, incluindo as regulamentações feitas por meio de resoluções e questões que precisariam ser revistas por dificultarem o acesso aos estudantes. Ela citou também as conquistas no campo da pesquisa, como a possibilidade de intercâmbio via programa Ciência sem Fronteiras e parcerias com outras instituições, e comentou ainda sobre as ações da Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPI) e editais de fomento abertos.

A seguir, a professora Maria Cristina abordou o tema da pós-graduação e o papel do IFRS. Ela apresentou algumas definições de pós-graduação e os tipos de programas existentes hoje, como Lato Sensu (especialização) e Strictu Sensu (mestrado e doutorado), e retomou alguns dados estruturantes do ensino profissional ao longo da história. Levantou ainda os principais desafios para a implementação de programas de pós-graduação e o caso dos mestrados profissionais, citando a experiência de aprendizado do Câmpus Porto Alegre, que apresentou proposta para criação de um mestrado profissional mas foi reprovado ao final do processo.

Logo após, o professor Evandro contemplou a questão da internacionalização do IFRS, apresentando as experiências já realizadas de intercâmbio do Instituto junto a instituições estrangeiras, como Cégep de Sherbrook /Camousun College, no Canadá. Entre 2011 e 2012, o IFRS recebeu alunos e professores canadenses e uma comissão composta pela Reitora e professores selecionados viajou em missão de visita técnica àquele país. Ele falou ainda sobre o sentido da internacionalização dos Institutos Federais, com foco nas possíveis estratégias para o desenvolvimento de uma política de relações internacionais dos IFs, e citou os principais desafios para isso.

Ao final do primeiro deste primeiro bloco foi exibido o vídeo com o depoimento do aluno Giovani Giotto, que realizou um intercâmbio no Chile pelo Ciência sem Fronteiras.

No segundo momento da mesa, o espaço foi aberto para o debate, com perguntas e colocações do público presente acerca do tema exposto.

Mais imagens da mesa-redonda na galeria de fotos.

Fim do conteúdo